Como cuidar da piscina no inverno

Estamos no outono e logo o frio começa ficar rigoroso, a temperatura em baixa, céu nublado. Se a sua piscina possui aquecedor, dá para relaxar e curtir água quentinha mesmo durante esses meses frios.

Com relação ao tratamento, se a piscina for aquecida, você vai continuar o tratamento da água rotineiramente, se não aquecida, há duas regras imprescindíveis:

  1. Não abandone o tratamento da água.
    2. Não esvazie a piscina.

Piscina abandonada sem tratamento se constitui em excelente foco de instalação e reprodução de larvas de mosquitos, inclusive do transmissor da dengue (Aedes aegypti), que hoje, mais do que nunca, representa ameaça séria ao nosso bem-estar.

Piscina vazia e exposta às intempéries pode sofrer danos em sua estrutura, desde imperceptíveis fissuras até sérias rupturas no concreto e tubulações. A pressão do lençol freático pode fazer flutuar a piscina inteira como se fosse um barco. Quando a piscina está cheia, o peso da água neutraliza essa pressão.

Além disso, lembre-se de que uma piscina vazia pode apresentar sérios riscos de acidentes com pessoas e animais.

Para evitar correr esses riscos é prudente manter a piscina cheia e sua água sempre bem tratada, inclusive durante o inverno. Piscina bem tratada fica com visual agradável o ano todo e justifica o investimento feito na sua construção ou instalação. Afinal, a piscina deve ser ornamento da decoração ambiente.

A seguir apresentamos um roteiro simples de tratamento da água que demandará muito pouco de seu tempo (alguns minutos semanais) e consumo muito baixo de produtos.

Tratamento simplificado para o inverno

Diariamente

  1. Acione todos os dias a filtragem no mínimo por 1 a 4 horas para que a água permaneça sempre límpida fisicamente. Se você tem um programador horário, ajuste-o para funcionar durante esse tempo, mesmo com a piscina coberta. Se não tem, pense em instalar um TIMMER para ligar e desligar a moto bomba, automaticamente, todos os dias. Isso facilitará muito seu trabalho.

OBS: O calculo da quantidade correta para filtragem, depende do volume da piscina >> a vazão da bomba >> tamanho do filtro. Consulte falecom@primeiromundo.com.br

Semanalmente

  1. Analise as características químicas da piscina:
    1. PH deve estar dentro da faixa de 7,2 a 7,8
    2. Cloro livre: 1 a 3ppm ( piscinas residenciais )
    3. Alcalinidade : 80 a 100ppm
    4. Dureza Calcica: 200 a 400ppm

Obs: caso necessite de correção consulte o manual do fornecedor de produtos químicos na própria embalagem ou um especialista. Voce também pode enviar um email para falecom@primeiromundo.com.br

  1. Faça (ou melhor, continue) a desinfecção com cloro, procurando manter o residual de cloro livre sempre entre 1 e 3 ppm. Siga as instruções de uso da embalagem. Se estiver usando um clorador flutuante ou um dosador instalado na linha de retorno, siga suas instruções para manter o residual de cloro livre nessa faixa.

Conforme necessário

  1. Se a piscina não for coberta, haverá mais o trabalho de recolher folhas e outras sujeiras e fazer sua aspiração conforme a necessidade. Lembrete importante: mantenha limpas as bordas, lavando-as freqüentemente com o LIMPA-BORDAS GENCO, conforme instruções e com esfregação adequada. Consulte no site www.primeiromundo.com.br – Produtos – Autopool.

Notas:

Leia atentamente e siga as instruções completas contidas nos rótulos dos produtos recomendados (NUNCA MISTURE PRODUTOS QUÍMICOS ENTRE SI. ADICIONE-OS, SEMPRE SEPARADAMENTE, SOMENTE À ÁGUA DA PISCINA).

Cloração no inverno

Em geral, em águas não aquecidas, no inverno, você provavelmente vai conseguir manter residual de cloro livre na faixa de 1 a 3 ppm. No inverno a volatização do cloro é menor , porem como no verão é necessário manter agente sanitizante na piscina.

×

Olá!

Conte-nos mais sobre seu projeto de piscina.

×