Metragens variam de acordo com o tipo de usuário e atividade
Se você está construindo, reformando ou projetando uma piscina, saiba que um dos pontos mais importantes da obra é a profundidade. Para evitar qualquer surpresa ou necessidade de reforma depois da piscina pronta, escolha um projeto que atenda às especificações fundamentais, para aumentar a qualidade e ampliar o uso da piscina para todo tipo de usuário.
A profundidade mais indicada para Piscinas Residenciais, varia entre 0,60m a 1,40m. Já as piscinas comerciais, além da profundidade, que deve ser de 0,60m a 1,80m, deve ser construída com uma borda com metragem de no mínimo 1,80m de comprimento. Ou seja, existem duas alternativas na norma: 1,20 m de “largura” para piscina residencial, coletiva ou para hotelaria; e 1,80 m de “largura” para piscinas de uso público.
Os acabamentos precisam ser adequados e seguros, como revestimentos antiderrapantes, laváveis e com inclinação suave, para preservar o sistema de drenagem. Lava-pés também são obrigatórios, e devem ter com dimensões de 2 X 1m e H = 0,2m. A norma (ABNT) diz que o lavapés deve ter 9 M2, e deve ser feito com intuito de que os usuários caminhem dentro da água, o que origina o nome “lavapés”. É obrigatório somente em piscinas de uso coletivo, não sendo
exigido em piscinas de residenciais.
Se o projeto ou reforma for de uma piscina usada para a prática de esportes como o vôlei na água (biribol), por exemplo, é recomendada uma profundidade uniforme, de 1,50m. Outras modalidades esportivas, como o pólo aquático, exigem uma profundidade de no mínimo 1,80m. Consulte sempre o projetista que dará a especificação correta para cada tipo de utilização.
Uma piscina infantil exige o máximo de 0,60 m. A profundidade nas piscinas residenciais, para adultos, pode variar de acordo com a utilização. A metragem mais indicada, nesse caso, varia de 1,40 m a 1,50 m.
- verifique a Norma Tecnica NBR 10339/18