Piscinas biológicas são pequenos lagos ornamentais onde a gente pode tomar banho sem qualquer risco para a saúde.
Também as piscinas biológicas são cópias de um biótipo. Imaginemos um lago nas montanhas: ausência de indústria ou agricultura intensiva em volta, águas limpas, solos com um teor baixo de nutrientes. Dentro deste lago há plantas, que têm um aspecto bem vivaz. A luz que passa facilmente a água cristalina fornece a energia para a fotossíntese.
As plantas especializadas para este meio ambiente produzem oxigênio durante o dia. É tanto que das folhas estão a sair bolinhas de oxigênio. A quantidade de oxigênio solúvel na água depende da temperatura. Na água mais quente pode-se misturar menos oxigênio do que na água fria.
Agora lembramo-nos das piscinas clássicas. Muitos dos sistemas fazem a depuração de água com oxigênio também, porque num ambiente com muito oxigênio as bactérias têm condições adversárias para sobreviver. É impossível que na água transparente e com valores de 100 % de oxigênio ou mesmo mais estabelece-se uma colônia de micro-organismos perigosos. Estamos a falar de situações em Europa e sem qualquer poluição química.
Então já fica explicado: uma piscina biológica respeita as necessidades das plantas, que são capazes de criar e manter condições acima descritas num lago artificial e comparativamente pequeno.
Um truque arquitetônico garante, que as pessoas a tomar banho não pisam nas plantas. Todas as piscinas biológicas têm um compartimento para a natação e uma ou mais partes para as plantas. A parte de natação ocupa entre um terço no caso das PISCINAS BIOLÓGICAS e até quase dois terços de espelho de água no caso das instalações maiores.
É evidente que neste lago animais não fazem falta. A partir dos muitos pequenos organismos da micro-fauna até às rãs vão aparecer todos em curto prazo após do enchimento com água. É recomendável de levar nenhum animal à piscina biológica. Além das restrições legais a respeitar vale a regra: quem chegou de livre vontade vai ficar com maior probabilidade.
As piscinas biológicas são sistemas que têm a natureza como modelo. A usar esta tecnologia em vez de as convencionais cria-se um bocadinho de espaço de natureza. Isto é talvez a vantagem das muitas, que vale mais: resolvendo um problema aumenta-se a natureza em vez de destruí-la.