Balanceamento Químico da Água

Profissionais que tenham tido longa experiência com piscinas sabem quais os prejuízos que a água pode causar quando em contato com concreto, resinas, tintas, metais etc. A água pode corroer ou manchar essas superfícies e pode depositar escamas, tornando-as ásperas e feias. A água que faz esse tipo de estrago é chamada de Quimicamente Desbalanceada, enquanto que a água que não causa danos é chamada de Quimicamente Balanceada.  A água corrosiva é “agressiva” e tenta dissolver o concreto e corroer os metais, ataca escadas, aros de iluminação, filtros, bombas, tubulações e trocadores de calor de cobre, etc. A água balanceada não é agressiva.

DESBALANCEAMENTO QUÍMICO DA ÁGUA: Um dos sinais para se detectar desde logo o desbalanceamento químico da água é a formação de manchas — depósitos nas superfícies da piscina — de sais de ferro (cor marrom) ou de cobre (cor azul, verde, cinza ou preto), não existindo com a água balan­ceada. Quando a água está com dureza de cálcio muito elevada, nota-se a formação de escamas, numa tentativa da água em precipitar carbonato de cálcio em excesso. Além de serem feias, as escamas irão se depositar no interior das tubulações e irão entupir os filtros da piscina. A água balanceada não irá formar essas escamas.

Água corrosiva ataca e dissolve tubulações de cobre e trocadores de calor, deixando manchas nas paredes e fundo da piscina. As manchas de cobre apresentam-se na cor azul – esverdeada e são provenientes de depósitos de vários sais de cobre. Entretanto, na presença de cloro esses depósitos podem se tornar cinza escuro e até pretos pela forma­ção de óxido de cobre. Manchas de ferro causadas pela corrosão de filtros de aço também podem ser causadas pelo desbalanceamento químico da água.

A meta óbvia, portanto, é manter a água da piscina bem quimicamente balanceada para evitar má aparência e danos que irão custar muito caro. E isso é possível se con­trolarmos os fatores  ou os parâmetros que determinam o balanceamento químico da água .

SANITIZAÇÃO  é a redução significativa — de 99.9% ou mais — do nível de microrga­nismos (células vivas tão pequenas que só podem ser observadas com auxílio de mi­croscópio) para que a água fique conforme com as normas oficiais de saúde.

SANITIZANTE  é o produto químico ou o dispositivo que mata ou desativa os micror­ganismos eventualmente presentes na água de piscinas e Spas.

×

Olá!

Conte-nos mais sobre seu projeto de piscina.

×